terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Firulas de Futebol

Que o objetivo de um time em uma partida de futebol é fazer gols, isso todo mundo já sabe (e se não sabe, veja aqui).

Mas a graça do jogo, além de marcar belos gols e ganhar, são as famosas firulas.

As firulas nada mais são do que dribles desconsertantes no adversário, de forma que o jogador que a aplicou possa deixar seu marcador para trás e seguir rumo à meta adversária.

No futebol, mais precisamente no futsal (futebol praticado em quadras fechadas, salões) existem centenas de firulas, não há uma regra geral. Por exemplo, você pode jogar a bola de um pé para outro e isso já pode ser considerado uma firula.

Então resolvi colocar aqui alguns dribles mais populares.

Finta

A finta consiste em, com a bola parada, o atacante se move para um lado mas acaba indo para o outro levando consigo a bola. É um dos dribles mais populares.



Drible da vaca

Geralmente esse drible é aplicado quando o defensor vem "secão" para tomar a bola. O habilidoso atacante simplesmente dá um tapa na bola jogando para um lado, mas corre pelo outro, pegando a bola na frente e deixando o zagueiro perdido, sem saber se corre para a esquerda ou para a direita.


Elástico ou Flip-flap

Esse drible requer um pouco mais de habilidade para que saia perfeito e bonito. Usando uma única perna, o atacante leva a bola para um lado, mas rapidamente puxa de volta em sentido contrário, deixando seu marcador totalmente torto.


Sainha ou Caneta

Esse drible é talvez um dos mais humilhantes para quem leva, pois consiste em deixar a bola passar por entre suas pernas. O atacante pode aplicar usando uma ou duas pernas.


Corte

O corte ocorre quando o atacante ameaça dar um chutão, mas puxa a bola em sentido contrário, entortando o zagueiro ou goleiro, que faz isso na intenção de se proteger da bolada que não ocorre.


Giro, Roleta de Zidane ou 360

Esse drible tem o nome do jogador francês Zidane porque foi muito utilizado pelo mesmo durante sua carreira.
Consiste em puxar a bola para dentro com um pé, e girando o corpo 360 graus sobre o adversário, continuar a jogada com o outro pé.


Lençol ou chapéu

Talvez esse é o segundo drible mais humilhante, ficando atrás apenas da caneta.
Consiste em jogar a bola por cima do adversário, dominando em seguida ou batendo direto para o gol.


Carretilha ou lambreta.

Drible bonito que também requer habilidade para sair perfeito.
Com um dos pés o atacante levanta a bola, e com o outro bate com a "chapa" do pé, aplicando um lençol no zagueiro.


Existem muitos outros dribles que nem lembro agora, comentem aí sobre seus dribles preferidos.

Futebol é arte.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Coisas que você sempre quis saber mas nunca pensou em perguntar

Como são feitas as listras na pasta de dentes?


O tubo tem um anel de pasta colorida em volta do bocal. Quando ele é comprimido, a pressão feita é a mesma em todo o seu interior. Por isso as pastas branca e a colorida saem do tubo na mesma proporção, formando o aspecto listrado.




Por que é comum os cofres de guardar moedas serem retratados na forma de porquinho?

No século XVIII, as pessoas guardavam moedas em potes feitos com uma argila chamada pygg. Certa vez, um ceramista não muito familiarizado com o assunto recebeu uma encomenda de algumas peças deste material e imaginou que o cliente queria compartimentos com aparência de pig (porco, em inglês). Assim nasceram os cofres em forma de porquinhos, hoje tradicionais em todo o mundo.


O que poderia acontecer se a Terra parasse de girar?


O lado do planeta que ficasse voltado para o Sol se transformaria em deserto com temperaturas elevadíssimas. Os oceanos esquentariam tanto que levantariam vapores de água. O outro lado teria temperaturas tão baixas que uma crosta de gelo seria rapidamente formada. A diferença térmica entre os lados provocaria fortes ventanias. A ausência da força centrífuga, resultado da rotação terrestre, faria com que todos os objetos aumentassem de peso. Não existiria vida no planeta.



Por que o número 1 tem esse formato, e os números 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9?


Embora sejam denominados arábicos, os algarismos que hoje utilizamos foram criados pelos hindus. Eles ficaram conhecidos como arábicos, pois foram os árabes que os trouxeram para o Ocidente, por volta do ano 770 d.C.. O formato deles foi traçado de modo que cada símbolo tenha uma quantidade de ângulos correspondente ao número que designa.




O que significa a sigla R.I.P, usada em caixões e cemitérios estrangeiros?


O R.I.P. presente em cemitérios de alguns países de língua inglesa são as iniciais da frase “Rest in Peace”, que significa “descanse em paz”. Em inglês, a palavra rip também pode ser um substantivo – denotando fenda ou corredeira de água. Empregada como verbo, rip significa rasgar, cortar ou serrar.


Por que não existe comida para gato sabor rato?


“Experimentos comprovam que os gatos não preferem a carne de rato à de galinha ou gado”, afirma Irina Munaro, do Departamento de Comunicação da Waltham, empresa americana que fabrica rações animais. Segundo ela “os gatos caçam por instinto e os pequenos roedores, em geral, são presas fáceis e abundantes”. Munaro explica que a criação de ratos é restrita ao mercado de cobaias e pets, não havendo disponibilidade de obter tal carne inspecionada no meio industrial.


De onde vem o nome das estações do ano?


No passado, o ano era dividido em veris (bom tempo, estação da floração), e hiems (mau tempo, estação do frio). O Diccionário Etimológico de la Lengua Castellana, de Juan Corominas, diz que o sistema de quatro estações foi adotado a partir do século XVII. Derivados do latim, o nome das estações significam:
Primavera – de “primo vere”, quer dizer princípio da boa estação;
Verão – de “veranum tempus”, significa tempo da frutificação;
Outono – de “tempus autumnus”, é o mesmo que tempo de ocaso;
Inverno – de “tempus hibernus”, quer dizer tempo de hibernar.


Por que as pessoas batem na madeira para espantar maus pensamentos?


Cerca de 4 mil atrás, os índios da América do Norte observaram que o carvalho era a árvore mais atingida por raios. Concluíram que a imponente árvore era a morada dos deuses na Terra e toda vez que se sentiam culpados por alguma coisa, batiam no tronco dos carvalhos com os nós do dedos, para chamar os deuses e pedir perdão.


Por que azul é a cor associada aos meninos e rosa, às meninas?


A associação surgiu da tentativa de diferenciar os gêneros e desmistificar o clichê "são todos iguais". Antigamente, acreditava-se que espíritos demoníacos grudassem nos recém-nascidos e azul era a cor mais poderosa para afastar o demônio, possivelmente por sua associação com a cor do céu. Como os homens era tidos como mais valiosos para os pais que as meninas, a cor foi adotada para eles. E aparentemente, as meninas não tinham esse problema com os espíritos nefastos.
Até um século mais tarde, os bebês do sexo feminino não tinham cor para identificá-los. A associação das meninas com a cor rosa vem de uma lenda européia, que dizia que as meninas nasciam dentro de rosas cor-de-rosa. A lenda européia dizia, ainda, que os meninos nasciam de repolhos azuis.


Por que "cuspido e escarrado" significa que uma pessoa é muito parecida com outra?


O correto é "esculpido em carrara". A frase é uma alusão à perfeição das esculturas de Michelangelo, pois carrara é um mármore da Itália e foi bastante usado por ele.





Qual a origem da palavra aluno?


A palavra aluno vem do latim, em que a letra a corresponde a ausente ou sem e luno, que deriva da palavra lumni, significa luz. Portanto, aluno quer dizer sem luz, sem conhecimento.




Por que o gol marcado de escanteio se chama olímpico?


O primeiro gol feito em uma da cobrança de escanteio foi marcado por Cesáreo Onzari, da seleção Argentina, durante um amistoso contra o Uruguai. Naquele ano, os uruguaios haviam sido consagrados campeões olímpicos de futebol. É por isso que o golaço do ponta-esquerda acabou sendo batizado de olímpico.


Fonte: O Guia dos Curiosos

domingo, 5 de dezembro de 2010

O que comer no centenada?


Essa é a TERCEIRA melhor, de acordo com os consumidores!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Eletricidade - Pra que serve um Disjuntor.

Olá pessoal, hoje conheceremos mais sobre os Disjuntores.

O Disjuntor é um componente fundamental em instalações elétricas e sua finalidade é proteger o circuito elétrico contra sobrecargas elétricas e também curto-circuitos.

Antigamente eram usados somente fusíveis para esse tipo de proteção, mas com o avanço da tecnologia, engenheiros desenvolveram os disjuntores, que são muito mais fáceis de instalar e de se efetuar manutenções.

No mercado, são encontrados diversos modelos de disjuntores, para várias aplicações, desde uso em circuitos residenciais até uso industrial.

O profissional deverá utilizar o disjuntor com valor correto (amperagem) para efetuar a devida proteção ao circuito. Caso o disjuntor seja dimensionado de forma incorreta, com certeza haverá problemas.

Se o disjuntor for dimensionado abaixo da carga correta, esse sempre irá "cair", desativando tudo que estiver ligado ao circuito.

Caso seja dimensionado acima da carga, não irá "cair", contudo a alta corrente que irá transitar pelo circuito elétrico provocará um superaquecimento, gerando assim possíveis incêndios.

Os disjuntores mais utilizados em residências são o monopolar, que protege uma fase do circuito (110V), e o bipolar, que protege duas fases (220V).

IMPORTANTE: 

O disjuntor é um componente de segurança, portando não deve ser utilizado como interruptor, para que não perca sua vida útil.

A rede elétrica pode matar. Sempre contrate um profissional para efetuar instalações em sua residência.