Fala galera, aqui vou eu mandar mais uma dica de serviço caseiro do tipo faça-você-mesmo-mas-tome-cuidado-com-o-choque.
Vamos aprender como ligar um interruptor paralelo, no seu quarto, sala, garagem... na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê.
Lembre-se de desligar os disjuntores antes de mexer com eletricidade. Caso não esteja seguro pra fazer isso, pague chame um profissional.
Antes de tudo, você sabe o que é, ou pra que serve um interruptor paralelo?
Se não sabe, eu explico: um interruptor paralelo vai acender ou apagar uma lâmpada em locais diferentes.
Vamos imaginar que você mora em um sobrado, por exemplo. Nesse sobrado, tem uma escada que liga os cômodos de baixo com os de cima, e no meio da escada tem uma lâmpada. Aí em uma noite escura, você quer acender a lâmpada embaixo, subir a escada e apagar em cima.
Vamos usar outro exemplo: você tem um corredor bem grande na sua casa, e no meio dele quer colocar uma lâmpada, de forma que possa acendê-la no começo e apagá-la no fim do corredor.
Agora que você já entendeu o que é um interruptor paralelo, (me desculpe, se ainda não entendeu, eu vou continuar a explicar assim mesmo :)) vamos visualizá-lo:
Aparentemente é um interruptor comum, se não fosse pelo fato dele possuir três contatos para ligação. Então se você quiser montar um "paralelo" em sua casa usando interruptores simples (aquele que só tem dois contatos), esqueça.
Antes de prosseguir com a instalação do nosso paralelo, vou explicar bem superficialmente como funciona a energia residencial. Digo novamente, é uma explicação bem superficial, se você pretende ser um eletricista profissional, procure um curso em uma escola idônea (SENAI).
Em nossas residências com instalação elétrica padrão, encontramos dois tipos de tensão: 110v e 220v (o "v" significa "volts", então lemos "cento e dez volts, ou duzentos e vinte volts") onde o 220v é usado geralmente no chuveiro ou equipamentos mais pesados, como motores, furadeiras de impacto e o 110v é usado no resto - iluminação e tomadas.
Lá no poste, temos o relógio, que é o que controla o consumo, ou seja, é o dedo duro que diz pra concessionária: "esse mês ele gastou X, então pode cobrar Y". É ali que são montados os famosos "gatos" também, mas nunca monte um, pois é crime.
Enfim, se uma caixa de relógio seguir os padrões, dela deverão sair quatro fios, onde dois são fios "fase", um é o "neutro" e o outro é o "terra". Muitas vezes o terra é omitido, devido ao gasto, mas é altamente recomendável utilizá-lo, por questões de segurança (exemplo: um bom aterramento evita aquele choque ao abrir/fechar o chuveiro e também ameniza as sobrecargas que queimam os aparelhos elétricos).
Fase é o fio que dá choque, portanto tome cuidado.
O neutro também dá choque, desde que passe corrente elétrica por ele (se tiver algum equipamento funcionando).
Uma tomada 110v por exemplo, usa 1 fase, 1 neutro e 1 terra.
Uma tomada 220v usa 2 fases e 1 terra.
Agora que você tem uma base, vamos montar um paralelo em um corredor, onde você acende a lâmpada no começo e apaga no final.
Para isso, o material utilizado será:
- 1 lâmpada
- 2 interruptores paralelos (interruptor simples não serve, peça ao vendedor: "quero dois interruptores paralelos")
- fios.
A primeira coisa a se fazer é interligar os interruptores. Essa interligação será de um interruptor direto pro outro, ou seja, sem emendas e sem outras coisas pelo caminho. Você vai usar dois fios, de preferência do mesmo comprimento e da mesma cor, para não fazer confusão.
Ligue os contatos das extremidades dos interruptores, um com o outro.
O nome técnico disso que você fez se chama "Retorno".
Agora, faremos o retorno da lâmpada para um interruptor. Pra isso, use um fio, que pode ser da mesma cor que o usado anteriormente, visto que os três serão "retornos".
Feito isso, ligaremos o neutro na lâmpada.
Agora, pra finalizar, basta ligarmos o fase no contato do meio do outro interruptor.
Pronto, agora ligue os disjuntores e faça o teste.
Lembrando que o tutorial descrito acima é para fins didáticos. Se você gosta da idéia de mexer com eletricidade, especialize-se em uma escola, pois é perigoso.
Abraço a todos!
Preciso instalar 3 interruptores paralelo num dormitorio que tem duas camas.
ResponderExcluirO 1º interrup. fica já na entrada próximo a porta, o 2º e o 3º ficam proxímo da cabeceira de cada cama. Como ligar ? ( Quando são só 2 interruptores paralelo, eu sei lligar ; mas agora preciso uasar 3 interrup. ) Peço uma ajuda.
Se possível , gostaria de receber um esquema (Desenho).
Desde já agradeço, Amauri
Olá Amauri!
ResponderExcluirA solução para seu problema é usar dois interruptores paralelos e um intermediário.
Confira este tutorial que eu montei:
http://danilocafe.wordpress.com/2010/11/17/eletricidade-residencial-interruptor-intermediario/
Abraços
Ok ! Gostei da explicação e da forma didática do instrutor. Muito bem explicado e,
ResponderExcluirfácil de entender. Já estou preparado para instalar um ou mais interrup. intermediário.
Agora, somente um detalhe: Observei que o interruptor intermediário o qual está sendo usado para o ensinamento, é composto por 6 terminais. Na posição em que é apresenta-
do, dá para ver os 2 primeiros terminais na vertical (lado esq.) não tem fixador(parafuso).
Pergunto: É necessário este interrup. intermediário ter 6 terminais ? Ou ... existe inter-
ruptor intermed. com somente 4 terminais ?
Atenciosamente,
Amauri
Amauri, o interruptor paralelo ao qual você se refere é na verdade o interruptor intermediário, que é diferente dos outros. Nesse interruptor, você irá ligar quatro fios de retorno.
ResponderExcluirDois retornos irão sair das extremidades de um paralelo e os outros dois, do outro paralelo.
Lembre-se que você deverá comprar dois interruptores paralelo e um interruptor intermediário.
Caso você compre todos os três paralelos, a ligação não dará certo.
Qualquer outra dúvida, pode me perguntar que se eu não souber, pesquisarei para você.
Um abração e boa sorte.
Boas...
ResponderExcluirTenho uma instalação em paralelo para fazer, porém com um problema para resolver.
Passam pelas caixas de interruptores quatro fios, sendo dois fases (2x110) e dois retornos. Os fases seguem para tomadas abaixo na parede. Com essa configuração de fios consigo ligar a lâmpada em paralelo?
Agradeço desde já a ajuda. Obrigado.
Boas Murilo,
ResponderExcluirPelo que eu entendi, nessa mesma parede existem tomadas de 220V, correto?
Desde que os dois retornos que estão nas caixas interliguem os dois interruptores paralelos, não há problemas em fazer a ligação, desde que você jogue um retorno para a lâmpada.
O único impecilho que você poderá ter no futuro é se precisar desligar o circuito das tomadas no quadro de distribuição, pois desligando os disjuntores referentes a essas tomadas, a lâmpada também se apagará.
Acompanhe o exemplo do circuito que desenhei para facilitar.
Abraços e boa sorte.
É, tem as tomadas. O problema é o retorno para a lampada. Não consigo passar mais fios sem quebrar tubo, inclusive o forro de gesso do banheiro. Tenho que me virar só com esses fios. O pedreiro me zuou, não deixou conduite. Quando pedi para passar os fios, falei que o interruptor era paralelo, mas o cara não passou os três retornos. Sobre o foro de gesso é uma bagunça de fios sem conduite.
ResponderExcluirObrigado.
na relaidade sejamos sincero ate uma pessoa que não sabe ler pode aprender com tal demostração , parabens gostei muito , alias para uma dona de casa e especial tam de parabens
ResponderExcluirparabens pelas dicas e obrigado
ResponderExcluirEm Minha residencia existe varias instalaçoes desse tipo, e verifiquei estão corretas, porem tenho um probleminha, quando coloco lampadas fluorescentes, as chamadas economicas, elas ficam piscando levemente mesmo com os interruptores desligados. Poderias me explicar o que pode esta acontecendo, e que tipo de solução posso dar? ou será baixa qualidade das lampadas? Quando coloco lampadas incandescentes o problema não aparece. Fico aguardando sugestões.
ResponderExcluirA proposito parabens pelo blog, muito legal e didatico.
Grato
Rosangela Frederico