segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Como consertar seu drive leitor/gravador de CD/DVD

Tudo bom galera?

Hoje vou compartilhar aqui uma dica sobre o reparo de drives que utilizam laser - em outras palavras, o leitor / gravador de CD's e DVD's, seja do seu PC, notebook, playstation, rádio ou outra coisa.

Só pra constar, muitas vezes um drive "morre" simplesmente porque com o passar do tempo, o canhão laser vai ficando "cansado" e perde o "poder de fogo", ou seja, de leitura. Mas com um simples ajuste, você pode dar vida nova ao seu drive.

Lembro que essa dica é válida caso seu drive já não esteja muito bem das pernas, não esteja mais lendo ou gravando CD's e DVD's que rodam normalmente em outros drivers.

O procedimento é muito simples, mas antes vou explicar a teoria da arte que você está prestes a fazer:

O laser é um feixe de luz que serve pra fazer a leitura e gravação de mídias. O ponto interessante disso é que esse mesmo laser tem sua potência regulável através de um componente chamado TRIMPOT.

Logo, quando o laser já não está com a potência adequada para efetuar a leitura ou gravação das mídias, começarão a surgir os erros.





Então, mãos à obra:

Primeiro passo: Retire o drive de dentro do equipamento.

Segundo passo: Remova a carcaça externa do drive, retirando os parafusos.

Terceiro passo: Encontre o canhão de leitura. Logo abaixo dele estarão os dois trimpots a serem regulados.

Quarto passo: Aqui é onde mora o perigo, pois a regulagem é do tipo oito ou oitenta, e se forçar a barra, você irá assassinar seu drive de forma irreversível.

Com uma chave de fenda do tipo precisão (aquela mais fininha que tiver no seu kit de ferramentas), você irá girar os dois trimpots no sentido horário, com o mesmo teor.

Abaixo tem uma figura representando os sentidos de regulagem do trimpot. Como precisamos de maior ganho, OS DOIS DEVERÃO SER GIRADOS EM SENTIDO HORÁRIO!!!!

A dica que dou aqui é girar o mínimo possível. Como referência, você pode notar que os trimpots parecem um sinal de "+", que com um pouco de giro (45º pra ser mais exato) viram um "x".

Boa sorte e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário