terça-feira, 30 de novembro de 2010

Como reparar uma câmara de bicicleta

Olá pessoal, hoje aconteceu algo inusitado comigo: o pneu dianteiro da minha bike furou. Até aí normal, visto que isso ocorre a todo momento com qualquer um, mas acontece que eu tenho essa bike há mais de cinco anos, e esta é a primeira vez que isso acontece.

É lógico que eu não vou comemorar por isso, mas aproveito pra compartilhar aqui a experiência que tive.

Todo ciclista que se preze, deve ter um kit de reparo para emergências, e deve levá-lo por onde quer que vá.

Um kit desse custa em média R$ 5,00 e seu tamanho é bem pequeno, portanto não há desculpas para não ter um.



Esse kit possui um tubo de cola própria para borracha, uma lixa nº 100, e uma folha de reparo (também conhecido como michelin ou manchão).

Também é necessário uma tesoura para cortar os reparos, uma bomba de encher pneu e extratores de pneu, para remover o mesmo do aro da bike.

Você poderá encontrar esses extratores em bicicletarias, mas também pode, como eu, improvisar e usar EXTRATORES DE GRAMPOS!! Isso mesmo, aqueles usados em escritório!



Outro improviso meu é usar uma bomba de encher pneu de bola. O efeito é o mesmo.

Montei aqui um tutorial em 7 passos para fazer o reparo. Então mãos à obra:

1º Passo - Remover a câmara de ar, usando os extratores.

Tome cuidado nessa etapa, para não "beliscar" a câmara de ar e fazer novos furos.

2º Passo - Localize o furo na câmara.

Aqui você precisará do auxílio de uma bomba de ar. Encha a câmara de forma que possa localizar o vazamento.
Se você disponibilizar de água, passe-a na câmara e procure pela formação de bolhas.

3º Passo - Lixe a área do furo.

Para melhores resultados passe uma lixa na área do furo.
Caso você não disponibilize de uma lixa, improvise no asfalto mesmo, desde que em um local limpo.

4º Passo - Passe a cola.

Coloque um pouco de cola e espalhe com seu dedo mesmo. O segredo aqui é deixar a cola secar pelo menos por cinco minutos.
Caso não disponibilize de um relógio, observe quando a cola perder o brilho.

5º Passo - Coloque o reparo.

Retire a película protetora do reparo e aplique no local. Pressione do centro do furo para fora, para eliminar possíveis "bolhas" de ar. Quando fizer isso, mantenha uma pressão no local por alguns minutos, para que a aderência seja total.

6º Passo - Procure o objeto que causou o furo.

Antes de montar a roda, passe os dedos cuidadosamente dentro do pneu para que possa localizar o objeto que causou o furo.

7º Passo - Monte a roda.

Monte a roda, encha a câmara e pronto, reparo concluído.

Abraços e até a próxima.

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