terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Firulas de Futebol

Que o objetivo de um time em uma partida de futebol é fazer gols, isso todo mundo já sabe (e se não sabe, veja aqui).

Mas a graça do jogo, além de marcar belos gols e ganhar, são as famosas firulas.

As firulas nada mais são do que dribles desconsertantes no adversário, de forma que o jogador que a aplicou possa deixar seu marcador para trás e seguir rumo à meta adversária.

No futebol, mais precisamente no futsal (futebol praticado em quadras fechadas, salões) existem centenas de firulas, não há uma regra geral. Por exemplo, você pode jogar a bola de um pé para outro e isso já pode ser considerado uma firula.

Então resolvi colocar aqui alguns dribles mais populares.

Finta

A finta consiste em, com a bola parada, o atacante se move para um lado mas acaba indo para o outro levando consigo a bola. É um dos dribles mais populares.



Drible da vaca

Geralmente esse drible é aplicado quando o defensor vem "secão" para tomar a bola. O habilidoso atacante simplesmente dá um tapa na bola jogando para um lado, mas corre pelo outro, pegando a bola na frente e deixando o zagueiro perdido, sem saber se corre para a esquerda ou para a direita.


Elástico ou Flip-flap

Esse drible requer um pouco mais de habilidade para que saia perfeito e bonito. Usando uma única perna, o atacante leva a bola para um lado, mas rapidamente puxa de volta em sentido contrário, deixando seu marcador totalmente torto.


Sainha ou Caneta

Esse drible é talvez um dos mais humilhantes para quem leva, pois consiste em deixar a bola passar por entre suas pernas. O atacante pode aplicar usando uma ou duas pernas.


Corte

O corte ocorre quando o atacante ameaça dar um chutão, mas puxa a bola em sentido contrário, entortando o zagueiro ou goleiro, que faz isso na intenção de se proteger da bolada que não ocorre.


Giro, Roleta de Zidane ou 360

Esse drible tem o nome do jogador francês Zidane porque foi muito utilizado pelo mesmo durante sua carreira.
Consiste em puxar a bola para dentro com um pé, e girando o corpo 360 graus sobre o adversário, continuar a jogada com o outro pé.


Lençol ou chapéu

Talvez esse é o segundo drible mais humilhante, ficando atrás apenas da caneta.
Consiste em jogar a bola por cima do adversário, dominando em seguida ou batendo direto para o gol.


Carretilha ou lambreta.

Drible bonito que também requer habilidade para sair perfeito.
Com um dos pés o atacante levanta a bola, e com o outro bate com a "chapa" do pé, aplicando um lençol no zagueiro.


Existem muitos outros dribles que nem lembro agora, comentem aí sobre seus dribles preferidos.

Futebol é arte.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Coisas que você sempre quis saber mas nunca pensou em perguntar

Como são feitas as listras na pasta de dentes?


O tubo tem um anel de pasta colorida em volta do bocal. Quando ele é comprimido, a pressão feita é a mesma em todo o seu interior. Por isso as pastas branca e a colorida saem do tubo na mesma proporção, formando o aspecto listrado.




Por que é comum os cofres de guardar moedas serem retratados na forma de porquinho?

No século XVIII, as pessoas guardavam moedas em potes feitos com uma argila chamada pygg. Certa vez, um ceramista não muito familiarizado com o assunto recebeu uma encomenda de algumas peças deste material e imaginou que o cliente queria compartimentos com aparência de pig (porco, em inglês). Assim nasceram os cofres em forma de porquinhos, hoje tradicionais em todo o mundo.


O que poderia acontecer se a Terra parasse de girar?


O lado do planeta que ficasse voltado para o Sol se transformaria em deserto com temperaturas elevadíssimas. Os oceanos esquentariam tanto que levantariam vapores de água. O outro lado teria temperaturas tão baixas que uma crosta de gelo seria rapidamente formada. A diferença térmica entre os lados provocaria fortes ventanias. A ausência da força centrífuga, resultado da rotação terrestre, faria com que todos os objetos aumentassem de peso. Não existiria vida no planeta.



Por que o número 1 tem esse formato, e os números 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9?


Embora sejam denominados arábicos, os algarismos que hoje utilizamos foram criados pelos hindus. Eles ficaram conhecidos como arábicos, pois foram os árabes que os trouxeram para o Ocidente, por volta do ano 770 d.C.. O formato deles foi traçado de modo que cada símbolo tenha uma quantidade de ângulos correspondente ao número que designa.




O que significa a sigla R.I.P, usada em caixões e cemitérios estrangeiros?


O R.I.P. presente em cemitérios de alguns países de língua inglesa são as iniciais da frase “Rest in Peace”, que significa “descanse em paz”. Em inglês, a palavra rip também pode ser um substantivo – denotando fenda ou corredeira de água. Empregada como verbo, rip significa rasgar, cortar ou serrar.


Por que não existe comida para gato sabor rato?


“Experimentos comprovam que os gatos não preferem a carne de rato à de galinha ou gado”, afirma Irina Munaro, do Departamento de Comunicação da Waltham, empresa americana que fabrica rações animais. Segundo ela “os gatos caçam por instinto e os pequenos roedores, em geral, são presas fáceis e abundantes”. Munaro explica que a criação de ratos é restrita ao mercado de cobaias e pets, não havendo disponibilidade de obter tal carne inspecionada no meio industrial.


De onde vem o nome das estações do ano?


No passado, o ano era dividido em veris (bom tempo, estação da floração), e hiems (mau tempo, estação do frio). O Diccionário Etimológico de la Lengua Castellana, de Juan Corominas, diz que o sistema de quatro estações foi adotado a partir do século XVII. Derivados do latim, o nome das estações significam:
Primavera – de “primo vere”, quer dizer princípio da boa estação;
Verão – de “veranum tempus”, significa tempo da frutificação;
Outono – de “tempus autumnus”, é o mesmo que tempo de ocaso;
Inverno – de “tempus hibernus”, quer dizer tempo de hibernar.


Por que as pessoas batem na madeira para espantar maus pensamentos?


Cerca de 4 mil atrás, os índios da América do Norte observaram que o carvalho era a árvore mais atingida por raios. Concluíram que a imponente árvore era a morada dos deuses na Terra e toda vez que se sentiam culpados por alguma coisa, batiam no tronco dos carvalhos com os nós do dedos, para chamar os deuses e pedir perdão.


Por que azul é a cor associada aos meninos e rosa, às meninas?


A associação surgiu da tentativa de diferenciar os gêneros e desmistificar o clichê "são todos iguais". Antigamente, acreditava-se que espíritos demoníacos grudassem nos recém-nascidos e azul era a cor mais poderosa para afastar o demônio, possivelmente por sua associação com a cor do céu. Como os homens era tidos como mais valiosos para os pais que as meninas, a cor foi adotada para eles. E aparentemente, as meninas não tinham esse problema com os espíritos nefastos.
Até um século mais tarde, os bebês do sexo feminino não tinham cor para identificá-los. A associação das meninas com a cor rosa vem de uma lenda européia, que dizia que as meninas nasciam dentro de rosas cor-de-rosa. A lenda européia dizia, ainda, que os meninos nasciam de repolhos azuis.


Por que "cuspido e escarrado" significa que uma pessoa é muito parecida com outra?


O correto é "esculpido em carrara". A frase é uma alusão à perfeição das esculturas de Michelangelo, pois carrara é um mármore da Itália e foi bastante usado por ele.





Qual a origem da palavra aluno?


A palavra aluno vem do latim, em que a letra a corresponde a ausente ou sem e luno, que deriva da palavra lumni, significa luz. Portanto, aluno quer dizer sem luz, sem conhecimento.




Por que o gol marcado de escanteio se chama olímpico?


O primeiro gol feito em uma da cobrança de escanteio foi marcado por Cesáreo Onzari, da seleção Argentina, durante um amistoso contra o Uruguai. Naquele ano, os uruguaios haviam sido consagrados campeões olímpicos de futebol. É por isso que o golaço do ponta-esquerda acabou sendo batizado de olímpico.


Fonte: O Guia dos Curiosos

domingo, 5 de dezembro de 2010

O que comer no centenada?


Essa é a TERCEIRA melhor, de acordo com os consumidores!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Eletricidade - Pra que serve um Disjuntor.

Olá pessoal, hoje conheceremos mais sobre os Disjuntores.

O Disjuntor é um componente fundamental em instalações elétricas e sua finalidade é proteger o circuito elétrico contra sobrecargas elétricas e também curto-circuitos.

Antigamente eram usados somente fusíveis para esse tipo de proteção, mas com o avanço da tecnologia, engenheiros desenvolveram os disjuntores, que são muito mais fáceis de instalar e de se efetuar manutenções.

No mercado, são encontrados diversos modelos de disjuntores, para várias aplicações, desde uso em circuitos residenciais até uso industrial.

O profissional deverá utilizar o disjuntor com valor correto (amperagem) para efetuar a devida proteção ao circuito. Caso o disjuntor seja dimensionado de forma incorreta, com certeza haverá problemas.

Se o disjuntor for dimensionado abaixo da carga correta, esse sempre irá "cair", desativando tudo que estiver ligado ao circuito.

Caso seja dimensionado acima da carga, não irá "cair", contudo a alta corrente que irá transitar pelo circuito elétrico provocará um superaquecimento, gerando assim possíveis incêndios.

Os disjuntores mais utilizados em residências são o monopolar, que protege uma fase do circuito (110V), e o bipolar, que protege duas fases (220V).

IMPORTANTE: 

O disjuntor é um componente de segurança, portando não deve ser utilizado como interruptor, para que não perca sua vida útil.

A rede elétrica pode matar. Sempre contrate um profissional para efetuar instalações em sua residência.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Como reparar uma câmara de bicicleta

Olá pessoal, hoje aconteceu algo inusitado comigo: o pneu dianteiro da minha bike furou. Até aí normal, visto que isso ocorre a todo momento com qualquer um, mas acontece que eu tenho essa bike há mais de cinco anos, e esta é a primeira vez que isso acontece.

É lógico que eu não vou comemorar por isso, mas aproveito pra compartilhar aqui a experiência que tive.

Todo ciclista que se preze, deve ter um kit de reparo para emergências, e deve levá-lo por onde quer que vá.

Um kit desse custa em média R$ 5,00 e seu tamanho é bem pequeno, portanto não há desculpas para não ter um.



Esse kit possui um tubo de cola própria para borracha, uma lixa nº 100, e uma folha de reparo (também conhecido como michelin ou manchão).

Também é necessário uma tesoura para cortar os reparos, uma bomba de encher pneu e extratores de pneu, para remover o mesmo do aro da bike.

Você poderá encontrar esses extratores em bicicletarias, mas também pode, como eu, improvisar e usar EXTRATORES DE GRAMPOS!! Isso mesmo, aqueles usados em escritório!



Outro improviso meu é usar uma bomba de encher pneu de bola. O efeito é o mesmo.

Montei aqui um tutorial em 7 passos para fazer o reparo. Então mãos à obra:

1º Passo - Remover a câmara de ar, usando os extratores.

Tome cuidado nessa etapa, para não "beliscar" a câmara de ar e fazer novos furos.

2º Passo - Localize o furo na câmara.

Aqui você precisará do auxílio de uma bomba de ar. Encha a câmara de forma que possa localizar o vazamento.
Se você disponibilizar de água, passe-a na câmara e procure pela formação de bolhas.

3º Passo - Lixe a área do furo.

Para melhores resultados passe uma lixa na área do furo.
Caso você não disponibilize de uma lixa, improvise no asfalto mesmo, desde que em um local limpo.

4º Passo - Passe a cola.

Coloque um pouco de cola e espalhe com seu dedo mesmo. O segredo aqui é deixar a cola secar pelo menos por cinco minutos.
Caso não disponibilize de um relógio, observe quando a cola perder o brilho.

5º Passo - Coloque o reparo.

Retire a película protetora do reparo e aplique no local. Pressione do centro do furo para fora, para eliminar possíveis "bolhas" de ar. Quando fizer isso, mantenha uma pressão no local por alguns minutos, para que a aderência seja total.

6º Passo - Procure o objeto que causou o furo.

Antes de montar a roda, passe os dedos cuidadosamente dentro do pneu para que possa localizar o objeto que causou o furo.

7º Passo - Monte a roda.

Monte a roda, encha a câmara e pronto, reparo concluído.

Abraços e até a próxima.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Você é o que você escreve

Essa foi boa, e eu achava que o termo "cerumano" havia sido a pior coisa que um ser humano pudesse escrever:



Eletricidade Residencial – Como Instalar um Interruptor Intermediário

Olá pessoal, hoje vamos aprender a fazer a instalação de um interruptor intermediário.

Tal instalação destina-se a controlar uma lâmpada a partir de três ou mais pontos diferentes.

Vamos imaginar a necessidade de uma lâmpada no meio de um corredor, de forma que o usuário possa controlá-la no início, no meio e no final desse corredor. Para isso será necessário utilizar dois interruptores paralelos e um intermediário.

O interruptor intermediário também é conhecido como 4-way (four way), e sua ligação é baseada apenas em pares de retorno.

Em nosso exemplo, serão usados dois pares de retorno para ligar o interruptor intermediário, ou seja, quatro fios de retorno.

Dois retornos virão de um interruptor paralelo e outros dois retornos virão do outro interruptor paralelo.

É possível que, de acordo com a necessidade, o eletricista coloque não apenas três, mas quatro, cinco ou mais pontos de controle (interruptores) da lâmpada. A lógica de ligação será sempre a mesma, desde que sejam acrescentados outros interruptores do tipo INTERMEDIÁRIO.

A ligação do restante da instalação é a mesma para interruptores paralelos, onde em um será ligado o retorno da lâmpada e no outro será ligado o fio fase do circuito.

Abraços e até a próxima.

Língua Portuguesa - Quatro formas de usar o PORQUÊ

Um belo dia você precisa digitar um texto ou escrever uma carta onde será preciso colocar uns "PORQUÊS", mas qual colocar? Tudo junto com acento? Separado sem acento? E agora? Será que é tudo igual??

À primeira vista parece muito complicado e de difícil solução, mas vou colocar aqui uma forma bem simplificada do conceito. Repito - FORMA BEM SIMPLIFICADA, apenas para que você, na hora de usar, saiba qual se encaixará em seu texto de acordo com a norma culta.

Na língua portuguesa, existem quatro formas de usar o porquê:

- Por que (separado SEM acento);

- Por quê (separado COM acento);

- Porque (tudo junto SEM acento);

- Porquê (tudo junto COM acento).

Vamos lá:
  • POR QUE

Esse é utilizado no início ou meio da oração quando se trata de uma pergunta. Exemplos:

"Por que você não veio trabalhar hoje?"

"Você sabe por que o fulano deixou a porta aberta?"
  • POR QUÊ

Este também é utilizado em perguntas, mas sempre no final delas:

"Você não veio trabalhar hoje, poderia me dizer por quê?"

"Fulano deixou a porta aberta, você sabe por quê?"
  • PORQUE

Esse é utilizado em respostas:

"Não fui trabalhar porque estava com dor de cabeça."

"Fulano deixou a porta aberta porque esqueceu as chaves no trabalho."
  • PORQUÊ

Esse é um substantivo, portanto sempre virá precedido de artigo e tem valor de "o motivo", "a razão":

"Poderia me dizer o porquê de estar conversando durante minha aula?"

"O porquê de usar equipamentos de segurança é evitar acidentes."

É isso aí, até a próxima.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Como consertar seu drive leitor/gravador de CD/DVD

Tudo bom galera?

Hoje vou compartilhar aqui uma dica sobre o reparo de drives que utilizam laser - em outras palavras, o leitor / gravador de CD's e DVD's, seja do seu PC, notebook, playstation, rádio ou outra coisa.

Só pra constar, muitas vezes um drive "morre" simplesmente porque com o passar do tempo, o canhão laser vai ficando "cansado" e perde o "poder de fogo", ou seja, de leitura. Mas com um simples ajuste, você pode dar vida nova ao seu drive.

Lembro que essa dica é válida caso seu drive já não esteja muito bem das pernas, não esteja mais lendo ou gravando CD's e DVD's que rodam normalmente em outros drivers.

O procedimento é muito simples, mas antes vou explicar a teoria da arte que você está prestes a fazer:

O laser é um feixe de luz que serve pra fazer a leitura e gravação de mídias. O ponto interessante disso é que esse mesmo laser tem sua potência regulável através de um componente chamado TRIMPOT.

Logo, quando o laser já não está com a potência adequada para efetuar a leitura ou gravação das mídias, começarão a surgir os erros.





Então, mãos à obra:

Primeiro passo: Retire o drive de dentro do equipamento.

Segundo passo: Remova a carcaça externa do drive, retirando os parafusos.

Terceiro passo: Encontre o canhão de leitura. Logo abaixo dele estarão os dois trimpots a serem regulados.

Quarto passo: Aqui é onde mora o perigo, pois a regulagem é do tipo oito ou oitenta, e se forçar a barra, você irá assassinar seu drive de forma irreversível.

Com uma chave de fenda do tipo precisão (aquela mais fininha que tiver no seu kit de ferramentas), você irá girar os dois trimpots no sentido horário, com o mesmo teor.

Abaixo tem uma figura representando os sentidos de regulagem do trimpot. Como precisamos de maior ganho, OS DOIS DEVERÃO SER GIRADOS EM SENTIDO HORÁRIO!!!!

A dica que dou aqui é girar o mínimo possível. Como referência, você pode notar que os trimpots parecem um sinal de "+", que com um pouco de giro (45º pra ser mais exato) viram um "x".

Boa sorte e até a próxima!

Miojo de Macho

Cara, eu dei tanta risada dessa tira aqui que resolvi postar no blog:



Fonte: http://chebado.blogspot.com

Dicas de Segurança Eletrônica

Olá galera, eu estava navegando por aí e achei essas dicas de segurança digital no site da polícia civil de SP.

Como a internet não é um lugar muito confiável, você precisa tomar cuidado com e-mails, microblogs e sites de relacionamento.

Vale a pena dar uma olhada!

Segurança Digital

  1. Evite abrir e-mails de remetentes desconhecidos; se forem abertos e estiverem acompanhados de arquivos anexos, não abra tais anexos em hipótese alguma. Geralmente são arquivos executáveis que se infiltram no seu computador.

  2. Evite abrir e-mails de bancos e órgãos oficiais como Receita Federal, TRE, DETRAN e SERASA. Essas instituições não enviam e-mails, a não ser que seja solicitado pelo usuário.

  3. Faça instalação de programas antivírus, de preferência fabricantes conhecidos, e evite programas piratas.

  4. Fazer uso de Backup (cópia de segurança) em arquivos importantes.

  5. Escolha sites conhecidos

  6. Certifique-se da segurança do site. Ele deve ter um ícone de cadeado na parte inferior da tela.

  7. Só digite números pessoais como identidade, CPF ou cartão de crédito em sites criptografados (essa técnica de segurança ‘‘embaralha’’ as informações para que só os computadores do site consigam desvendar o real significado de suas informações pessoais). Para saber se a empresa conta com esse processo, procure o link que descreve as formas de pagamento e condições de segurança.

  8. Verifique se os dados do seu cartão de crédito ficam armazenados no banco de dados da loja virtual. Os melhores sites são os que não salvam esses dados.

  9. Imprima todas as etapas da negociação feita pela Internet. Inclusive a descrição do produto, os termos de pagamento, condições e a garantia.

  10. Evite deixar em seu computador pessoal (PC) senhas gravadas ou o uso da função auto-completar.

  11. Crie senhas aleatórias, mesclando letras e números e procure alterá-la periodicamente, evite usar nomes que possam facilitar a ação de Hackers como data de aniversário, numero do telefone, datas comemorativas e nomes de familiares ou animais de estimação.

  12. Não forneça dados pessoais em salas de relacionamento ou bate-papos on-line. Os criminosos são capazes de desvendar senhas com apenas algumas informações pessoais.

  13. Nunca divulgue número de cartão, conta bancária ou senha por e-mail.

  14. Os pais devem ficar atentos e monitorar os contatos e relacionamentos que envolvem crianças e adolescentes, principalmente durante a madrugada.

sábado, 6 de novembro de 2010

Photoshop - Clareamento Dental

Olá galera, hoje iremos aprender a fazer um Clareamento Dental usando o Photoshop.



Primeiro abra a imagem em que iremos trabalhar.



Após abrí-la, vamos selecionar os dentes para fazer o clareamento. Existem várias formas de fazer isso, neste exemplo eu irei usar a VARINHA MÁGICA.



Selecionados os dentes, iremos até o menu IMAGEM / AJUSTES / MATIZ/SATURAÇÃO (CTRL+U).



Feito isso, vamos colocar na opção AMARELOS, e vamos deslizar o controle de SATURAÇÃO até -40 e o controle de LUMINOSIDADE até +40.



Pronto, dê um CTRL+D para remover a seleção e veja como a imagem ficou mais bonita.



Abraços e até a próxima! :)

Eletricidade Residencial – Como Instalar um Interruptor Simples

Olá pessoal, hoje vou demonstrar aqui como fazer a ligação de um interruptor simples, para acender uma lâmpada.

Em nosso exemplo, vamos efetuar a ligação de uma lâmpada fluorescente compacta de 110V.

Utilizaremos:
  • Um fio fase que virá do disjuntor no quadro de distribuição (QE) até o interruptor;
  • Um fio neutro que virá do barramento neutro no QE até o bocal (receptáculo) da lâmpada;
  • Um fio de retorno, que interligará a lâmpada com nosso interruptor;

ATENÇÃO: Antes de mexer em instalações elétricas, desligue os disjuntores de proteção para evitar acidentes!



Alguns detalhes à respeito desse tipo de instalação:
  • O fio neutro, por segurança, é ligado na lâmpada a fim de que o usuário não sofra acidentes ao substituir a lâmpada queimada por uma nova.
  • Por padrão o fio neutro é azul claro, e os fios fase e retorno podem ser de qualquer outra cor que não seja azul claro, verde (padrão do fio terra) ou verde-amarelo (também padrão do fio terra).

No mais é isso pessoal, até a próxima! :)

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Photoshop - Limpeza de Pele e Efeito de Maquiagem

Fala galera, vamos começar aqui mais um tutorial de Photoshop - Limpeza de Pele e Efeito de Maquiagem.

Esse efeito é bem simples e torna as imagens mais agradáveis. Pode ser criado nas mais várias versões do Photoshop. A versão utilizada nesse tutorial é a CS5.

Só pra constar, a imagem em que trabalharemos aqui foi retirada do Google. Se a foto for sua, ou da sua namorada, me avise que eu troco, ok? :)

Neste tutorial, trabalharemos com:

- Pincel de Recuperação para Manchas;

- Máscara Rápida;

- Pincel;

- Filtro de Desfoque Gaussiano;

- Curvas.

Mãos à Obra:

Abra a imagem que será trabalhada. Após abrí-la, vamos remover algumas manchas, sinais do tempo, espinhas, pintas e outras imperfeições com a ferramenta PINCEL DE RECUPERAÇÃO PARA MANCHAS.



Feito isso, duplique o plano de fundo.

Agora criaremos uma máscara com a ferramenta EDITAR NO MODO MÁSCARA RÁPIDA.

Esse recurso é muito simples de ser utilizado:

Use o pincel na cor preta para definir a máscara.

Use o pincel na cor branca para corrigir imperfeições na máscara ou removê-la.



Definida a máscara, alterne para o MODO PADRÃO.

Feito isso, você notará que foi criada uma seleção. Basta pressionar delete para finalizar a máscara.

Aparentemente não aconteceu nada, mas se você ocultar a camada de fundo, verá que um "recorte" do rosto foi criado.

Pressione CTRL+D para finalizar a seleção.

Agora, aplicaremos o EFEITO DESFOQUE GAUSSIANO, no menu FILTRO / DESFOQUE / DESFOQUE GAUSSIANO.



Aqui, regulei com um nível mais exagerado para destacar o efeito, mas você poderá regular de acordo com sua necessidade. :)

Para fechar nosso efeito, vamos regular as curvas de forma a clarear nossa máscara. Para fazer isso vá até IMAGEM / AJUSTES / CURVAS...



Agora veja as duas imagens:

Antes:




Depois:



Pronto, agora é só praticar.

Dica de Profissional: O Photoshop é maravilhoso, mas use com bom senso. Muitos efeitos acabam tornando as fotografias muito artificiais, o que desagrada muitos clientes.

Até a próxima!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Eletricidade Industrial - Contato de Selo

Hoje vou postar aqui um tutorial básico sobre comandos elétricos - como montar um contato de selo.

Na eletricidade industrial, um contato de selo é um comando largamente utilizado para fazer com que motores elétricos mantenham seu funcionamento após o usuário pulsar a botoeira que aciona o comando.

Lembrando que sempre antes de mexer com energia elétrica, você deve desligar os disjuntores ou fusíveis para que não ocorra nenhum acidente.

Neste tutorial iremos utilizar:
  • 1 motor elétrico trifásico
  • 1 contator com três contatos principais NA/NO e um contato auxiliar também NA/NO
  • 1 botoeira NA/NO
  • 1 botoeira NF/NC

Se você ainda não decorou ou já esqueceu o significado de NA, NO, NF ou NC, vamos recapitular:

NA - Normalmente Aberto, ou no inglês, NO - Normally Open;

NC - Normalmente Fechado, ou no inglês, NC - Normally Closed;

Eu descrevi abaixo da forma mais simples possível as ligações do contato de selo:



Na imagem acima, temos dois circuitos: o circuito de potência e o circuito de comando.

O circuito de potência é representado pelos três fios pretos (R, S, T), que entram em L1, L2 e L3 e saem respectivamente em T1, T2 e T3, aonde seguem até a borneira de fechamento no motor.

O circuito de comando envolve os fios azul, laranja e verde.

O fio Azul é o neutro do comando (isso pra um comando em 110V, caso contrário seria a fase 1), que vai para o contato A1 (bobina do contator).

O fio Laranja é a fase do comando, que passa primeiro pela botoeira NF/NC (botoeira vermelha) e segue para a botoeira NA/NC (botoeira verde). Da botoeira verde, ele segue para o contato A2 (bobina do contator).

O fio verde é o "Selo", ele sai da botoeira NF/NC e vai para o contato auxiliar normalmente aberto.

Para fechar o Selo, interligamos a outra extremidade do contato auxiliar com o contato A2 (bobina do contator).

Ligue os disjuntores e faça o teste. Ao pulsar a botoeira verde, o contator deverá "atracar", ou seja, entrar em funcionamento contínuo, e ao pressionar a botoeira vermelha, o contator deverá abortar seu funcionamento.

Abraços e até a próxima!

sábado, 30 de outubro de 2010

Comunicação via Rádio - Código Q


Se você pretende um dia seguir carreira como porteiro de prédio, segurança de eventos, guardinha da estação de trem ou do metrô, ou simplesmente sempre quis saber o que significa "QAP Fulano, QRU. QRV, TKS", esse post foi feito para você.






No meio das transmissões de rádio, temos o que é chamado de "Código Q". De acordo com a Wikipédia, o Código Q é adotado internacionalmente por Forças Armadas e trata-se de uma coleção padronizada de três letras, todas começando com a letra "Q".

Segue abaixo alguns dos códigos mais utilizados no dia-a-dia de um porteiro:

CÓDIGO SIGNIFICADO
QAP Estou na Escuta
QRM Ruído na Comunicação
QRS Transmitir mais Devagar
QRU Novidade / problema
QRU-NIL Sem novidades
QRV Estou as Ordens
QRX Aguarde um Pouco
QSA Como está ouvindo minha transmissão?
QTA Cancele mensagem anterior
QTO Banheiro
QSJ Dinheiro
QSL Tudo entendido
QSO Fazer contato
QTH Localização atual
QTR Hora certa
TKS Obrigado
QRA Nome
QRT Parar de transmitir
QSM Repita a mensagem
QTC Mensagem
QTI A caminho do local
NILL Sem novidades
ROGER Positivo




Pronto, agora você não vai mais passar aperto enquanto estiver esperando o trem e o guarda começar a falar em códigos.

Em breve postarei o tutorial: "Comunicação de chineses e coreanos na rua 25 de Março - versão para leigos".

Não percam!!!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Hoje - um dia legal... que podia ter sido melhor

Pô, como hoje não estou muito inspirado pra colocar coisa útil aqui no blog, vou contar um pouco do meu dia de hoje, que aliás foi maravilhoso... maravilhoso um kct.

Quando acordei, lembrei que precisava trocar um cabo de aço da bicicleta, porque ele havia rompido e não tava mais trocando as marchas da coroa. Então, ali na cama mesmo eu fiz um planejamento, já que precisava dar continuidade em um trabalho que eu havia começado na noite anterior.

Aproveitei pra ligar no fone fácil pra ver se já tinha um ca$h disponível no banco, porque alguém me disse que sairia adiantado (afinal hj ainda é dia 29).

Para a felicidade das casas bahia realmente haviam depositado, então ótimo, uma boa notícia logo cedo.

Peguei a bike e fui para o centro da cidade. Aí o "bicicleteiro" disse quanto ficava pra trocar o cabo e eu disse que blz, podia trocar. Aproveitei pra perguntar o preço de um cubo traseiro com blocagem.

Só que enquanto eu perguntava, eu estava olhando pro aro traseiro, gesticulando. Não tinha me dado conta, mas quando olhei pro bicicleteiro ele tava atendendo o celular, que nem tinha tocado, mas tudo bem, deve ter vibrado. Ele desligou o celular e disse: "o cubo inteiro?", e saiu, nem esperou a resposta. Aí eu comecei a achar esquisita a cena. Tinha uma garota estranha lá tb, sentada numa cadeira, jogando conversa fora.

Enfim, o cara trouxe a bike, não falou quanto era o cubo e eu pensei: "não vou perguntar de novo, esse cara tá de brincadeira comigo...", mas perguntei quanto era um par de luvas da Barbedo (olha a propaganda, me procurem depois hein) aí o cara disse que era R$ 45,00. "Ah, um par de luvas não serve pra muita coisa né? Deixa pra outra hora, pensei eu".

Depois disso, fui ao banco, tinha uma filinha básica e parece que o povo ainda tava dormindo pq toda hora tinha que avisar que o caixa tava liberado.

Beleza, resolvida a piça in the bank, fui na papelaria comprar umas canetas pra fazer arte, e um estilete também (mas as canetas não deram pra nada, fiz algumas artes elas já acabaram).

Quando cheguei em casa, notei que no rapidfire esquerdo da bike tava faltando um parafuso. Aí pensei: "foi aquele corno...". Poutz, o cara enfiou o parafuso na b****, só pode ter sido.

Nunca tinha visto um cara tão desligado que nem esse bicicleteiro aí, e o pior é que a bicicletaria fica longe da minha casa, aí tive que dar um jeito e improvisar outro parafuso. Já logo deu uma vontade de dar um Rider Kick na cabeça do cara (veja um Rider Kick clicando aqui), mas como eu tinha mais o que fazer a vontade passou.

Enfim, voltei a fazer as artes dos convites, tive uns impasses também, mas nada que não se resolva com beijos, abraços e amassos via e-mail.

Amanhã pretendo levantar às 06:00 para pegar a SP-270 e ir o mais longe possível, pra ver se esqueço um pouco de trabalho. Aí na hora que chegar eu posto as fotos da viagem aqui.

Abraço a todos.

 

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Eletricidade Residencial - Como Instalar um Interruptor Paralelo

Fala galera, aqui vou eu mandar mais uma dica de serviço caseiro do tipo faça-você-mesmo-mas-tome-cuidado-com-o-choque.

Vamos aprender como ligar um interruptor paralelo, no seu quarto, sala, garagem... na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê.

Lembre-se de desligar os disjuntores antes de mexer com eletricidade. Caso não esteja seguro pra fazer isso, pague chame um profissional.

Antes de tudo, você sabe o que é, ou pra que serve um interruptor paralelo?

Se não sabe, eu explico: um interruptor paralelo vai acender ou apagar uma lâmpada em locais diferentes.

Vamos imaginar que você mora em um sobrado, por exemplo. Nesse sobrado, tem uma escada que liga os cômodos de baixo com os de cima, e no meio da escada tem uma lâmpada. Aí em uma noite escura, você quer acender a lâmpada embaixo, subir a escada e apagar em cima.

Vamos usar outro exemplo: você tem um corredor bem grande na sua casa, e no meio dele quer colocar uma lâmpada, de forma que possa acendê-la no começo e apagá-la no fim do corredor.

Agora que você já entendeu o que é um interruptor paralelo, (me desculpe, se ainda não entendeu, eu vou continuar a explicar assim mesmo :)) vamos visualizá-lo:

Aparentemente é um interruptor comum, se não fosse pelo fato dele possuir três contatos para ligação. Então se você quiser montar um "paralelo" em sua casa usando interruptores simples (aquele que só tem dois contatos), esqueça.

Antes de prosseguir com a instalação do nosso paralelo, vou explicar bem superficialmente como funciona a energia residencial. Digo novamente, é uma explicação bem superficial, se você pretende ser um eletricista profissional, procure um curso em uma escola idônea (SENAI).

Em nossas residências com instalação elétrica padrão, encontramos dois tipos de tensão: 110v e 220v (o "v" significa "volts", então lemos "cento e dez volts, ou duzentos e vinte volts") onde o 220v é usado geralmente no chuveiro ou equipamentos mais pesados, como motores, furadeiras de impacto e o 110v é usado no resto - iluminação e tomadas.

Lá no poste, temos o relógio, que é o que controla o consumo, ou seja, é o dedo duro que diz pra concessionária: "esse mês ele gastou X, então pode cobrar Y". É ali que são montados os famosos "gatos" também, mas nunca monte um, pois é crime.

Enfim, se uma caixa de relógio seguir os padrões, dela deverão sair quatro fios, onde dois são fios "fase", um é o "neutro" e o outro é o "terra". Muitas vezes o terra é omitido, devido ao gasto, mas é altamente recomendável utilizá-lo, por questões de segurança (exemplo: um bom aterramento evita aquele choque ao abrir/fechar o chuveiro e também ameniza as sobrecargas que queimam os aparelhos elétricos).

Fase é o fio que dá choque, portanto tome cuidado.

O neutro também dá choque, desde que passe corrente elétrica por ele (se tiver algum equipamento funcionando).

Uma tomada 110v por exemplo, usa 1 fase, 1 neutro e 1 terra.

Uma tomada 220v usa 2 fases e 1 terra.

Agora que você tem uma base, vamos montar um paralelo em um corredor, onde você acende a lâmpada no começo e apaga no final.

Para isso, o material utilizado será:

- 1 lâmpada

- 2 interruptores paralelos (interruptor simples não serve, peça ao vendedor: "quero dois interruptores paralelos")

- fios.



A primeira coisa a se fazer é interligar os interruptores. Essa interligação será de um interruptor direto pro outro, ou seja, sem emendas e sem outras coisas pelo caminho. Você vai usar dois fios, de preferência do mesmo comprimento e da mesma cor, para não fazer confusão.



Ligue os contatos das extremidades dos interruptores, um com o outro.

O nome técnico disso que você fez se chama "Retorno".

Agora, faremos o retorno da lâmpada para um interruptor. Pra isso, use um fio, que pode ser da mesma cor que o usado anteriormente, visto que os três serão "retornos".



Feito isso, ligaremos o neutro na lâmpada.



Agora, pra finalizar, basta ligarmos o fase no contato do meio do outro interruptor.



Pronto, agora ligue os disjuntores e faça o teste.

Lembrando que o tutorial descrito acima é para fins didáticos. Se você gosta da idéia de mexer com eletricidade, especialize-se em uma escola, pois é perigoso.

Abraço a todos!